Palestras Espíritas e Passes
Palestras Espíritas
As Palestras são abertas ao público, com temas variados, na maioria das vezes, sobre a Doutrina Espírita, sobre os ensinamentos de Jesus Cristo, com temas motivacionais e de autoconhecimento, com a finalidade de elevar a alma, trazer maior compreensão e reflexão, motivando as pessoas, a manterem o equilíbrio e desenvolvimento, no campos moral, intelectual e espiritual.
As palestras são realizadas presencialmente, na sede do Grupo de Estudos Espíritas Lirio Branco.
Horário das palestras:
Terça a Quinta, às 13:30 e às 19:30.
Sábado às 13:30.
Domingo às 18:30h.
Passes de harmonização e tratamento
Passes são a transmissão conjunta de fluidos magnéticos e espirituais com objetivo de auxiliar a recuperação de desarmonias físicas e psíquicas, equilibrando o funcionamento das células e tecidos lesados e promovendo a harmonização do funcionamento de estruturas neurológica que garantem o estado de lucidez mental e intelectual do indivíduo. Fonte: FEB – Federação Espírita Brasileira
O Que é Passe Espírita?
Para o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra passe apresenta vários significados, entre outros, é o ato de passar as mãos repetidas vezes por diante ou por cima de pessoa que se pretende magnetizar ou curar pela força mediúnica.
[1]
O Dicionário de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo conceitua passes como sendo movimentos com as mãos, feitos pelos médiuns passistas, nos indivíduos com desequilíbrios psicossomáticos ou apenas desejosos de uma ação fluídica benéfica. [...] Os passes espíritas são uma imitação dos passes hipnomagnéticos, com a única diferença de contarem com a assistência, invocada e sabida, dos protetores espirituais.
[2]
O Espiritismo oferece uma visão mais abrangente do assunto que, resumidamente, podemos assinalar assim: Passe é uma transmissão conjunta, ou mista, de fluidos magnéticos – provenientes do encarnado – e de fluidos espirituais – oriundos dos benfeitores espirituais, não devendo ser considerada uma simples transmissão de energia animal (magnetização).
A aplicação do passe tem como finalidade auxiliar a recuperação de desarmonias físicas e psíquicas, substituindo os fluidos deletérios por fluidos benéficos; equilibrar o funcionamento de células e tecidos lesados; promover a harmonização do funcionamento de estrutura neurológicas que garantem o estado de lucidez mental e intelectual do indivíduo.
O passe é, usualmente, transmitido pelas mãos, mas também pode ser feito pelo olhar, pelo sopro ou, à distância, por intermédio das irradiações mentais.
A transmissão e a recepção do passe guardam relação com o poder da vontade de quem doa as energias benéficas e de quem as recebe.
A cura verdadeira das doenças está relacionada ao processo de reajuste do Espírito, que pode extrapolar o limite de tempo de uma reencarnação, sendo o passe apenas um instrumento de auxílio.
Para prevenir-se contra enfermidades ou perturbações não previstas na Lei de Causa e Efeito, é necessário que a pessoa defina e siga uma programação de melhoria moral, de esclarecimento espiritual.
Para Emmanuel, assim [...] como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais.
[3]
Denominações dos Passes no G.E.E. Lírio Branco
PE = Passe de Equilíbrio
Reequilíbrio nas desarmonias emocionais, psíquicase perispirituais, ajuda, também, a equilibrar a mediunidade.
PSE = Passe de Socorro Espiritual
Auxilia nos tratamentos de obsessão simples, ou seja, onde não são necessários esclarecimentos pelos encarnados. (Ansiedade, sofrimento, angústias, dores).
As palestras espíritas e passes de harmonização e tratamento acontecem nos dias e horários abaixo:
Terça a Quinta às 13:30 e às 19:30.
Sábado às 13:30.
Domingo às 18:30h.
Referências:
HOUAISS, Antônio e Villar, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2009.
PAULA, João Teixeira. Dicionário Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo. Volume III. São Paulo: Banco Cultural Brasileiro Editora, 1970.
XAVIER, Francisco Cândido.O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 28ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008.
[1] Francisco Cândido Xavier. O Consolador, questão 99, pág. 84.
[2] João Teixeira de Paula. Dicionário de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo, pág. 57.
[3] Antonio Houaiss. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, pág. 1.443. Fonte: http://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/o-que-e-passe-espirita/